-->

quinta-feira, 4 de junho de 2009

De rejeitado a Onipotente


16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. 17 Quando O viram, adoraram-No; entretanto alguns hesitavam ainda. 18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda a autoridade me foi dada no Céu e na Terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo ( São Mateus, cap. 28 ).


É de capital importância conhecer bem exatamente as causas que levaram Jesus a afirmar aos Apóstolos: " Toda autoridade me foi dada no Céu e na Terra.


Com a acentuada e crescente decadência moral dos últimos tempos, paulatinamente vão se transformando as mentalidades, e passam a vigorar novas normas, insurgindo-se contra as eternas estabelecidas por Deus.


Os homens contemporâneos acabam por eleger para si máximas relaxadas de vida: " Tudo é permitido ... É proibido proibir".


Jesus foi pedra de escândalo


Durante sua vida pública, Cristo dividiu os campos entre o bem e o mal, a verdade e o erro, o belo e o feio.


O fato de Jesus ter sido pedra de escândalo é uma das causas de O terem odiado e de O tratarem como o Homem mais rejeitado da História.Esse escândalo deu-se , por três razões.


Por sua humildade e grandeza


Que o Messias nascesse em uma gruta, talvez ainda fosse aceitável para o orgulho humano, mas morrer na cruz ... Era levar esta virtude até limites inconcebíveis.


De outro lado, Cristo de dentro de sua inferior condição humana, demonstrou seu domínio sobre as enfermidades e a própria morte, sobre os mares, os ventos e as tempestades, causando espanto aos seus mais próximos.


Jesus ademais escândalizou por sua doutrina.


Não só por expô-la com clareza e integridade totais, mas por ser Ele a própria Verdade em substância.


O Divino Mestre apontava para o grave dever moral de adequar a vida e os costumes à lei de Deus. Mas, sobretudo, convidava seus ouvintes a aceitá-Lo como fonte e substância de tudo aquilo que pregava.


Os fariseus eram hipócritas, e em seu orgulho estavam resolvidos a nunca aceitar a Verdade. Daí a perseguição até a morte, movida por eles contra o Verbo Encarnado.


Por fim, Jesus escandalizou por sua santidade.


O pecador, em sua concupiscência, tem horror ao justo pois, à luz da vida deste, dá-se conta da maldade e feiúra do vício que abraçou, e não querendo abandoná-lo, procura destruir, ou denegrir o símbolo que o censura.

Na rejeição está a origem de seu poder



Onde encontrar base dessa onipotência dada ao Filho do Homem?

Este versículo tem estreita relação com a Realeza de Cristo por direito de conquista.

Eis o fundamento de "toda autoridade" entregue a Cristo-Homem: sua Paixão e Morte, a Redenção do mundo.



Ora foi pelo escândalo produzido por Jesus, sem a menor fímbria de respeito humano, que Ele foi rejeitado e crucificado. Pela aceitação humilde dessa total rejeição, fez-se objeto de tão grande mérito: de rejeitado, tornou-se onipotente.


16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado


Foram convocados os "onze", pois o traidor já havia se suicidado. Jesus lhes dissera que os reencontraria na Galiléia, porém, a referência à montanha surge aqui por primeira vez e não se sabe ao certo qual terá sido ela. Alguns autores pensaram tratar-se do Tabor.


17Quando O viram, adoraram-nO; entretanto alguns hesitavam ainda


O Espírito Santo ainda não havia descido sobre os discípulos. Por isso faltava-lhes libertarem-se de uma compreensão muito humana do Messias, que lhes toldou a verdadeira visão , levando-os a perguntar-Lhe nessa ocasião: " Senhor porventura chegou o tempo em que vais restabelecer o Reino de Israel?"




A todo momento, Jesus nos chama para d´Ele mais nos acercarmos. Mas se nos deixarmos, por assim dizer, hipnotizar por nossos afazeres, amizades, pertences- enfim,por tudo que nos rodeia- não daremos ouvido à sua voz.

18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no Céu e na Terra.


Evidentemente, não se refere Jesus neste trecho à sua natureza divina, pois, por esta tem poder absoluto desde todo sempre, sendo coeterno com o Pai. Trata-se, aqui, de uma comunicação da divindade à carne, do Filho de Deus ao Filho da Virgem: a autoridade suprema, absoluta e infinita é conferida à humanidade santíssima de Jesus.


19Ide, pois, e ensinaia todas as nações


Revestido de poder, Jesus não pede, mas ordena: " Ide". Assim procede para conferir aos enviados um caráter de oficialidade.

E qual será o raio de ação desse poder conferido à Igreja em seu nascedouro? Universal !


Batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Deus quer servir-se de instrumentos humanos para converter as almas. De forma solene determina que uns ensinem os outros, sem acepção de pessoas ou de raças, conduzindo todos para a recepção do Batismo.


20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi


A fé sem as obras é morta. Não basta, portanto, ter fé e ser batizado; para salvar-se é obrigatório cumprir os mandamentos divinos. Diz São João : " Se me amais, observareis os meus mandamentos..."


Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo


Além de categórico, seu compromisso é permanente e mais substâncial: " Estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".


É a proclamação, segundo São Jerônimo, do triunfo da Igreja, pois Ele nunca se afastará dos fiéis que n´Ele crêem.