-->

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

EVANGELHO DO XX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

EVANGELHO DO 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - Jo 6, 51-58
Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. (Jo 6, 51-58).
O verdadeiro alimento e a imortalidade
Um ano antes da Santa Ceia, Jesus anunciou a seus discípulos a instituição da Eucaristia. A surpreendente revelação despertou murmurações e celeuma entre os ouvintes. Entretanto, o Pão de vida eterna passou a ser a paz e a alegria dos corações que d’Ele se alimentam, além de inesgotável fonte de santificação.
A DEVOÇÃO EUCARÍSTICA AO LONGO DOS SÉCULOS
Era de suma importância, não só para aqueles dias da Igreja nascente, mas para os tempos futuros, instruir os fiéis a propósito do mais substancioso dos sacramentos. Essa transcendental missão dos Apóstolos foi acolhida por São João com muito zelo, piedade e ortodoxia. Dedicou ele todo o capítulo VI de seu Evangelho para tratar desse tão relevante tema, tornando acessível ao leitor a compreensão da sabedoria, esmero e eficácia do Divino Mestre em preparar o povo para crer, amar e desejar esse Sagrado Banquete que se constituiu, logo de início, no elemento essencial para fortalecer na virtude e perseverança os já batizados.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Provai e vede quão suave é o Senhor

São Paulo nos convida, nesta leitura, a amar o próximo, tornando-nos imitadores de Deus e de sua bondade.

Assista a homilia proferida por Mons João Clá Dias.