-->

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

III DOMINGO DO ADVENTO (DOMINGO GAUDETE) – ANO B – Jo 1, 6-8. 19-28

COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DO III DOMINGO DO ADVENTO (DOMINGO GAUDETE) – ANO B – Jo 1, 6-8. 19-28
6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à Fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20 João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21 Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “Es o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23 João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor” — conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está Aquele que vós não conheceis, 27 que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando (Jo I, 6-8. I 9-28).
O SALVADOR: DOS BONS ALEGRIA E DESCONCERTO DOS RUINS
Caixa de texto:
A alegria suscitada pelo iminente nascimento do Redentor é para todos, sem distinção, ou só para aqueles que abrem o coração ao seu amor transformante?

I - ALEGRIA ANTE A IMINENTE VINDA DO SALVADOR
A Igreja, sendo uma instituição divina fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Cabeça deste Corpo Místico, possui a própria sabedoria d’Ele e tudo faz com conta, peso e medida. Assim, ela dispõe dois domingos do ano que, em meio à penitência, trazem a alegria: o 39 Domingo do Advento, chamado Domingo Gaudete, e o 49 Domingo da Quaresma, denominado Domingo Lætare.
O primeiro recebe este nome da palavra inicial da Antífona da entrada, extraída da Epístola de São Paulo, Apóstolo, aos Filipenses: “Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete. Dominus enim prope est — Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (4, 4-5).
A perspectiva do término diminui o sofrimento
A experiência de todos aqueles que convivem com pessoas atingidas por qualquer sofrimento, físico ou moral, comprova que este se torna muito mais difícil de suportar pelo fato de elas não saberem quando será o seu término. Ao se receber a garantia de que a dor cessará em determinado momento, grande parte do tormento desaparece. Da mesma forma, sabe-se por estudos científicos que a alegria é causa do prolongamento de nossa existência e, pelo contrário, quando nos deixamos abater pela tristeza a vida se encurta.
Algo análogo se verifica na Liturgia deste Domingo Gaudete — a mais significativa de todo o Advento —, cujo principal objetivo é dar a cada um a vigorosa esperança de que, por fim, nosso Redentor está prestes a nascer e ajudar-nos a compreender com maior profundidade o Vinde, Senhor Jesus! repetido ao longo destas quatro semanas. Hoje transpomos o marco da ascensão penitencial e somos cumulados de alegria na perspectiva da vinda do Esperado de todas as Nações, que quase comemoramos antecipadamente. Em vista disso, a Igreja celebra este domingo com júbilo, flores, instrumentos musicais e paramentos róseos, implorando na Oração do Dia: “dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene Liturgia”.’

A voz que clama no deserto, contemplada no Evangelho de São João, pede que aplainemos “o caminho do Senhor”, mudemos de mentalidade e nos enchamos do seu espírito. Mas a Igreja quer que o façamos em meio à alegria, pois saímos de uma situação ruim, melhoramos e o progresso só pode ser motivo de regozijo. São Tomás 2 explica que a alegria é fruto do amor e, portanto, quem ama tem alegria. A caridade, por sua vez, leva a pessoa a ter um grande desejo de possuir aquilo que a enleva, e nós estamos na expectativa da vinda de alguém que é o Ser por excelência, o próprio Deus Encarnado, O nosso Redentor.
Resta saber se há alguma condição para se obter esta alegria, inseparável da vinda d’Ele, ou se ela se destina a todos, sem quaisquer exigências. A resposta nos é dada pelo Evangelho.
II - O CONTRASTE ENTRE A ALEGRIA DOS BONS E O DESCONCERTO DOS MAUS
São João escreveu seu Evangelho na última década do século I, tempo já marcado pela presença de gnósticos, ebionitas e judaizantes na Igreja nascente, que tentaram deformar a focalização verdadeira a respeito do Antigo Testamento e até mesmo a Revelação trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo pela negação de sua personalidade divina. Embora procurassem mostrar-se cristãos, na realidade, queriam perverter os outros com suas ideias e fazer proselitismo do mal.
O Evangelista começa com muita lógica seu relato, por um prólogo no qual afirma de maneira categórica — como alguém que conviveu com o Filho de Deus Encarnado — que Nosso Senhor é inteiramente Homem e inteiramente Deus, e apresenta uma testemunha que confirma esta doutrina, com um argumento de autoridade.
O súbito surgimento de um proteta eliâtico
6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.
Esta testemunha é São João Batista. Em todo Israel daquele tempo não havia homem com maior prestígio do que ele. Dotado de uma personalidade de peso, contra a qual ninguém era capaz de se levantar, era tido em grande conta, a ponto de não poder ser posto em dúvida. Assim, sua autoridade ratifica as ousadíssimas afirmações cristológicas feitas pelo Discípulo Amado, na abertura deste Evangelho. E, por isso, o Precursor já é citado ainda antes da conclusão do prólogo, no versículo 18.
“Surgiu” é um termo semelhante ao empregado pela Escritura na descrição do inopinado aparecimento de Elias (cf. Edo 48, 1), dando ideia de que não se sabia quem era João, nem de onde vinha. O profeta surge de repente, suscitado por Deus, e o faz de forma sui generis. Veste-se de pele de camelo e se alimenta de gafanhotos e mel silvestre.
A súbita entrada em cena de São João Batista e a sua pregação fizeram dele uma figura convulsionante na sociedade judaica, que abalou o país de alto a baixo, mobilizou a população, produziu verdadeiro tremor nas consciências e suscitou perplexidade e interrogação no fundo das almas, a propósito de sua identidade. Inspirado pelo Espírito Santo, ele não foi exercer sua missão em Jerusalém, mas escolheu as margens do rio Jordão, onde a ascendência dos mestres da Lei, dos fariseus e das demais autoridades judaicas era menos efetiva, além de ser local de passagem das caravanas. E, permanecendo ali por longo tempo, seus ensinamentos foram se espalhando por toda a nação eleita.
Muitos teciam comentários a seu respeito, e logo circularam diferentes hipóteses sobre a figura do Precursor. Uns diziam que era o Messias, impressionados pelas qualidades deste homem de Deus; outros, baseando-se nas profecias que mencionavam a volta de Elias, viam nele o grande profeta que tinha retornado de seu misterioso retiro; por fim, havia quem acreditasse ser o Profeta que haveria de vir (cf. Dt 18, 15).
Deus ama e institui as mediações
7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz. para que todos chegassem à Fé por meio dele.  não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
Nestes dois versículos, o Evangelista sublinha que São João Batista não era a luz, e sim testemunha de um outro. Podemos imaginar o Precursor como um homem que vivia emocionado, à espera de quem ele anunciava.
Aqui vemos quanto a Providência ama o princípio de mediação e envia intercessores para orientar o povo no rumo das graças que Ela quer derramar. Ensina o Doutor Angélico: “Alguns homens são ordenados por Deus, de modo especial; e não apenas dão testemunho de Deus naturalmente, pelo fato de existirem, mas também espiritualmente, por suas boas obras. Daí decorre que todos os santos varões são testemunhas de Deus, pois por suas boas obras Deus Se faz glorioso entre os homens [...]. No entanto, aqueles que não só participam dos próprios dons de Deus em si mesmos, agindo bem pela graça de Deus, mas os difundem a outros, falando, mobilizando e exortando, são mais especialmente testemunhas de Deus. [...] João, então, veio ‘para dar testemunho’, para difundir junto a outros os dons de Deus e anunciar seu louvor”.3 Tais homens servem de instrumento e, em certo sentido, de pretexto para a comunicação dessas graças, pois a Providência as concede em função do que eles dizem, fazem ou apontam. Para uns, de forma suficiente, para outros, superabundante; para uns, de forma cooperante, para outros, eficaz, mas a todos dá a graça através do mediador que Ela constitui, a fim de que as pessoas se convertam.
Insegurança entre as autoridades de Israel
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
São João redigiu seu Evangelho com o objetivo, entre outros, de contrapô-lo às calúnias e desvios dos chefes da sinagoga, inimigos da incipiente Religião Cristã. Por esta razão, nele estabelece uma clara distinção entre Nosso Senhor e seus discípulos, de um lado, e os membros da classe dirigente de Israel, de outro lado. A estes — e em particular os fariseus, neste versículo — designa com o termo “judeus”.4
Jerusalém estava abalada. O burburinho popular em torno da pessoa de São João fez com que o Sinédrio — composto pelas elites israelitas, sempre muito empenhadas em manter o controle sobre o establishment e não se descolar das suas respectivas bases na opinião pública da época — ficasse preocupado. Pairava uma interrogação tremenda sobre aquele que estava pregando na outra margem do Jordão, num local onde controlá-lo ou prendê-lo para ser examinado no Templo não era tão fácil como seria na própria Cidade Santa.
Segundo o conceito deles, parecia evidente que se São João batizava, o fazia porque era o Messias, ou Elias ou o Profeta. A crença dos judeus em geral era que o Messias esperado abriria perspectivas grandiosas e traria a supremacia do povo
judeu sobre todos os outros. Era possível que Ele viesse batizando, mas seria um batismo de glória e salvação meramente humanas. Elias, por sua vez, constituía uma figura ímpar entre todos os profetas e, enquanto tal, também tinha o direito de batizar. O mesmo se diga do Profeta acima mencionado. Qual dos três era João? Assaltava-os um grande receio pelo fato de personagem tão misterioso não ter passado pela escola deles. Então, a inteligência desses homens punha-se a campo para descobrir sua origem, seus objetivos, e o porquê daqueles gestos, daquela atitude e simbologia.
A pregação de São João se opunha aos desígnios do Sinédrio
Com efeito, a ideia que tinham do Messias não correspondia a São João Batista. Este “seguia uma via precisamente oposta. Afirmava que filhos de Abraão podiam surgir inclusive das pedras; não prometia domínios e supremacia; não portava nem invocava armas; não se ocupava de política; não fazia milagres; era pobre e desnudo; mas, em compensação, toda a sua pregação se resumia numa admoestação moral” . Ele ensinava uma série de princípios que obrigavam quem o aceitasse como um enviado de Deus a mudar de vida. E isto era justamente o que não queriam os fariseus, cujas doutrinas se opunham às do Precursor. Contudo, pensavam eles, quiçá esta fosse apenas uma primeira fase de apresentação do Messias e, uma vez que ele adquirisse poder e influência política, com o domínio da opinião pública, se declarasse como eles desejavam. Era, portanto, vantajoso agir com diplomacia para que este homem ficasse do lado deles.
Assim, resolveram expedir uma comissão formada pelos mais capazes dentre os chefes religiosos israelitas, para saber ao certo quem ele era e decidir que atitude tomar. Por conseguinte, precisavam de uma informação clara. Sem dúvida estavam inseguros, porque se a missão de São João fosse oficial, a fama deles ficaria comprometida. Como explicar, então, que não tivessem sido avisados de sua vinda nem o tivessem descoberto até aquele momento? Na verdade, eles deviam ter noção de que já viviam no tempo do Messias, pois alguns anos antes, quando anos antes, quando Herodes mandou perguntar aos príncipes dos sacerdotes e aos doutores da Lei onde Ele deveria nascer (cf. Mt 2, 3-6), foi-lhe dada a resposta correta, prova de que se aplicavam ao estudo e à interpretação das Escrituras, e este Esperado era tema de com versas entre eles. E não é de todo impossível que o Espírito Santo ainda lhes tenha concedido luzes a respeito da proximidade do advento do Salvador.
Outro motivo que os levava a não menosprezar a figura de São João Batista era que, depois de séculos de ausência de profetismo, Israel sentia-se apetente de uma voz que se pronunciasse acerca do Messias futuro, O próprio Deus punha nas almas uma sofreguidão, dando a entender que sua vinda era iminente. Se os animais têm instintos inerrantes para pressentir certos fenômenos da natureza, com maior razão existem na alma humana instintos que lhe permitem discernir o sobrenatural. E difícil de conjecturar que Nosso Senhor Jesus Cristo, estando no meio deles, já com 30 anos de idade, não tenha sido anunciado por inúmeros sinais. Um Deus que Se encarna para viver em sociedade não causará nada na natureza? E evidente que a presença de um Homem que não possui personalidade humana, mas é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, e de sua Mãe, criatura sem pecado original, deve ter exercido um vigoroso influxo sobre o povo eleito, suscitando ações, imponderáveis, insatisfações, anseios e suspenses que criavam uma expectativa crescente.
Ou controlar, ou destruir…
O clima reinante no Jordão era acirrado devido ao entrechoque do poder constituído, em toda a sua força, com um homem que havia aparecido abruptamente. Não nos esqueçamos de que um ato sobrenatural feito com toda fé e compenetração tem três alcances: um é a alegria no Céu; outro, o tremor no inferno; e também repercute na Terra, onde as almas boas se sentem fortalecidas, os medíocres se tornam mais confusos e nos ruins cresce a amargura, a aflição, a insegurança. Este último era o efeito provocado no Sinédrio por São João Batista. Nicodemos e José de Arimateia deveriam experimentar maior apetência para o bem do que antes, mas a cúpula estava, havia algum tempo, temerosa, inquieta e agitada, mais ou menos como alguém que está com as mãos elevadas para impressionar o público, quando nota um outro revistando seu bolso para lhe tirar o dinheiro. Fica sem saber como agir, porque quereria pôr as mãos no bolso e não pode fazê-lo pelo medo do ridículo.
Como homens perversos que eram os membros do Sinédrio, se João fosse o Messias, Elias ou um profeta, talvez aparentassem aceitá-lo para tentar entrar em confabulação com ele. Planejariam um modo de trazê-lo para si, a fim de dominá-lo e evitar que tomasse atitudes opostas aos seus interesses. Se não o conseguissem, moveriam uma guerra contra ele, procurariam silenciá-lo ou até matá-lo, como seus pais haviam feito a muitos profetas ao longo dos séculos e, dentro de alguns anos, eles próprios haveriam de fazer a Jesus. Ninguém sabe se a posterior prisão de São João Batista, ordenada por Herodes, não terá sido articulada por mãos ocultas...
Meticulosamente restituidor
20 João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.
Este encontro, entre a delegação dos representantes da Religião verdadeira e São João Batista, proporcionava a este último a possibilidade de afirmar de forma oficial o que não havia dito de maneira tão clara até então.
Ao narrar o testemunho do Precursor, o Evangelista intencionalmente usa dois verbos: “confessou e não negou”, um afirmativo e outro negativo. Apenas um seria suficiente, mas ele quis ressaltar que houve uma confissão, ou seja, uma declaração solene, uma manifestação da sua fé, e, ao mesmo tempo, São João “não negou a verdade porque disse que não era o Cristo; de outra forma teria negado a verdade [...]. Não negou a verdade porque, por maior que fosse considerado, não se entregou à soberba usurpando para si a honra alheia”.6
É comum vermos no decorrer da História que o homem, posto diante de dois valores espirituais, um maior e outro menor, tende a preferir o inferior. Por exemplo, quando Gedeão venceu os 135 mil madianitas com apenas 300 homens (cf. Jz 7—8, 12), os hebreus lhe ofereceram os adornos de ouro obtidos como despojos da batalha, e Gedeão fez com eles um riquíssimo efod, que expôs em Efra, sua cidade. Pois bem, pouco tempo depois os judeus caíram na idolatria, adorando este objeto (cf. Jz 8, 24-27). E a lei da gravidade espiritual.
Por isso, antes mesmo de ser inquirido explicitamente sobre a sua missão, São João exclui por completo a ideia de ser o Messias. De fato, todo aquele que é enviado para anunciar alguém que lhe é superior tem verdadeiro pânico — posto por Deus e fruto da honestidade de alma — de que o tomem por esse que anuncia. “E dever do bom servidor não só não defraudar seu senhor na glória que lhe é devida, como também rejeitar as honras que a multidão lhe queira tributar”.7 Em São João esta impostação era um sexto sentido, e ele nem sequer cogitava na possibilidade de se apresentar como o Cristo.
Bem podemos imaginar que o Precursor tenha dito isso com alegria, porque no fundo de sua alma havia esperança! Elesabia, por inspiração mística, que estava próxima a manifestação pública do Messias, batizado por ele pouco antes. Toda a movimentação que vinha crescendo às margens do Jordão, a ponto de chamar a atenção das autoridades e estas decidirem interrogá-lo, indicava que havia chegado a hora da revelação do Salvador.
Neste sentido, é oportuno tratarmos aqui de um pormenor. Alguns comentaristas apresentam São João Batista brincando com Jesus, num celestial convívio, durante a infância. Outros creem que São João não O conheceu e, ainda menino, separou-se dos pais, pois é provável que tenha ficado órfão cedo devido à idade avançada de Zacarias e Isabel. Partiu, então, rumo ao deserto onde receberia inspirações do Espírito Santo e seria preparado por Deus para a grande missão que lhe estava destinada. Somos desta última opinião e cremos, portanto, que ele viu Nosso Senhor pela primeira vez j á na idade adulta. Pode-se presumir o motivo que terá levado a Providência a dispor as coisas desta forma.
São João Batista representa toda a tradição; ele simbolizava, como numa síntese, o Antigo Testamento e, enquanto tal, vinha anunciando a abertura do Novo. Se o Precursor conhecesse previamente o Divino Mestre, a sua ação teria um mérito muito menor, porque ele viria dando testemunho daquilo que já pudera comprovar. Pelo contrário, ao participar tanto quanto possível da expectativa do povo eleito, que há séculos implorava a vinda do Messias, seu anúncio tinha uma força sobrenatural extraordinária para converter as multidões.
Neste momento, registrado pela narração do Evangelista, São João falava depois de ter batizado Nosso Senhor e, no dia seguinte, ao vê-Lo aproximar-Se, dirá aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É este de quem eu disse: Depois de mim virá um Homem, que me é superior, porque existe antes de mim. Eu não O conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que Ele Se torne conhecido em Israel” (Jo 1, 29-31). Por conseguinte, ele apontará o Messias, não como um profeta que diz “Acontecerá!”, e sim como alguém que proclama: “Já aconteceu!”.
É muito mais emocionante, nesta perspectiva, além de possuir maior substância intelectual, e até cognitiva, o fato de São João ter tido o primeiro contato com o Redentor quando este chega para ser batizado: “Eu devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim!” (Mt 3, 14). O discernimento de quem é o Cordeiro de Deus é exatamente o elo entre o Antigo e o Novo Testamento, e foi naquele instante que se deu a faísca de união entre um e outro.
Quem era, pois, este homem?
21 Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.
Os enviados de Jerusalém julgavam que São João se apresentaria como o Messias, mas a sua primeira resposta os deixou desarvorados. E prosseguiram com novas perguntas. A notoriedade do Precursor era tal que tinha propósito os sacerdotes e os levitas indagarem se ele era Elias ou não. E o faziam com certo medo, porque Elias é o varão que mandara abrir a terra, cair fogo do céu, parar a chuva (cf. Edo 48, 3), etc. Assim, à sua negativa deve ter-se seguido um alívio imediato, que não tardou a ser sufocado por crescente insegurança, porque João já era uma figura mítica, um homem que espantava e, decerto, tinha voz forte e segura. Podia ser que fosse o Profeta; neste caso, iam pedir um sinal, segundo o costume judaico. Ele não era o Profeta por excelência, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim um profeta.
São João não se dobra aos interesses do mal
22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram, O que dizes de ti mesmo?”
As respostas do Precursor mostraram aos emissários que com ele não valia a pena perder tempo em tratativas diplomáticas, uma vez que não seria fácil iniciar uma amizade a fim de aliciá-lo para o partido deles. Gostariam que São João se declarasse o Messias, o que serviria de pretexto para convidá-lo afazer parte do Sinédrio. Se ele fosse um político sagaz, faria uma carreira brilhante com o apoio das autoridades, que promoveriam uma forte propaganda a seu favor e lhe dariam o dinheiro e o prestígio necessários para se tornar o homem mais benquisto e elogiado de toda a nação. Ora, se não era o Messias, nem Elias nem o Profeta, quem era afinal? Eles quase suplicam uma definição, pois deviam levar alguma informação que livrasse sua missão de ser julgada um fracasso. Mas perceberam que partiriam de mãos vazias, com as consequências que isso lhes traria ao se apresentarem perante seus chefes.
Declaração do Precursor e chamado à conversão
23 João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías.
Se as primeiras palavras do Precursor os deixaram desorientados, estas, sem dúvida, intensificaram a perturbação. Eles já temiam pelo fato de a figura de João Batista ter-se projetado em Israel, provocando grande comoção na opinião pública. As multidões iam ouvir a pregação de São João e receber o batismo, e depois se emendavam. Era a graça do Espírito Santo movendo as almas. Ademais, os fariseus conheciam a Escritura e sabiam o significado do oráculo de Isaías (cf. Is 40, 3) — “eu sou a voz que grita no deserto” —, o qual indicava com clareza que antes do aparecimento do Messias alguém se levantaria no deserto para pregar. Ao referi-lo, São João como que dizia, sem que ninguém ousasse contradizê-lo: “Eu sou aquele previsto por Isaías!”. E este Precursor também lhes falava em conversão: “Aplanai o caminho do Senhor”, ou seja, “mudai de mentalidade para recebê-Lo”.
Para os maus, era apenas o começo da aflição...
24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água: mas no meio de vós está Aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
Sempre preocupados com os rituais exteriores, os fariseus indagaram a respeito do batismo de João, cientes de que um banho purificador fora predito por vários profetas (cf. Is 1, 16; Ez 36, 25; Zc 13, 1). Que o Messias, Elias ou o Profeta “instituíssem ritos novos, nada tinha de particular; como enviados de Deus, podiam agir conforme suas ordens”.8 Mas se São João não o era, por que batizava? E, novamente, a resposta do Precursor causou perplexidade nos membros da comitiva, pois não a esperavam! E o Espírito Santo que fala pelos lábios e pela voz de São João Batista, para fazer bem aos fariseus. Eles pensavam que São João daria uma explicação justificando, com princípios, o batismo por ele administrado. Porém, para surpresa de todos, ele como que menospreza o próprio batismo, dizendo: Que mal há em batizar com água?
Então, São João Batista se declara Precursor de alguém maior e anuncia que o Messias está entre eles, porque já O tinha batizado, O curioso é que poderiam ter perguntado quem era esse outro, mas não o fazem. Os fariseus têm medo, porque se Ele lhes fosse mostrado, deveriam mudar de vida. Com um Precursor tão exigente, como seria Aquele de quem não merecia sequer desamarrar a correia das sandálias?
O resultado foi uma grande insegurança. Esse “no meio de vós” os incomodava enormemente, porque significava que entre eles se encontrava alguém que era maior do que o que vinha convulsionando o país. Israel era percorrido e penetrado por um espírito novo, que deixava a todos na expectativa. As pessoas se convertiam, choravam seus pecados, batiam no peito e... se esqueciam dos fariseus, dos saduceus e dos escribas. Numa palavra, esse homem atrapalhava, porque pregava uma conversão. Entretanto, acima dele está Aquele outro que é um Senhor incomum, de quem São João Batista dizia que não tinha altura para ser escravo. Estava “no meio deles”, e eles não O conheciam... E ficaram perturbados, enquanto crescia seu ponto de interrogação, por perceberem que o imenso transtorno causado em sua cômoda situação pelo Precursor não passava de um mero tremor, perto do terremoto que ele vinha anunciando...
III - NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR PELA APARENTE ALEGRIA DO PECADO!
De modo bem diferente à incondicional alegria que a vinda do Redentor deveria trazer, eis a correlação entre júbilo e tristeza, euforia e provação, evocada pelo Evangelho deste 39 Domingo do Advento. Enquanto os bons são assistidos pela alegria da esperança, como aconteceu a São João Batista e aos que se converteram ante a perspectiva do aparecimento do Messias, há na alma dos maus tristeza e insatisfação. Cabe ao bom saber interpretar a frustração de quem vive no pecado e não pensar que ele está sendo bem-sucedido. Quando, na segunda leitura (I Tes 5, 16-24), São Paulo exorta “Estai sempre alegres!” (I Tes 5, 16), deseja mostrar que quem se une a Deus, pratica a virtude e trilha o bom caminho, não pode de forma alguma deixar-se tomar pela má tristeza.
O Domingo da Alegria nos revela uma divisão claríssima que caracteriza a humanidade: os bons estão sempre alegres e os maus, por mais que procurem aparentar alegria, vivem na tristeza. Aqueles que estão ligados a Deus têm o contentamento, a segurança e a felicidade de que carece quem se apega às coisas materiais e Lhe dá as costas. Ambos vivem juntos, mas no momento em que o homem que pôs sua esperança no mundo e no pecado vê a alegria verdadeira manifestada pelo bom, ou se converte ou quer matá-lo, tal como fizeram a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peçamos, nesta Liturgia, a graça de viver na alegria da virtude, como sinal de nossa inteira adesão ao Salvador que em breve chegará!
1) TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO. Oração do Dia. In: MISSAL ROMANO. Trad. Portuguesa da 2a. edição típica para o Brasil realizada e publicada pela CNBB com acréscimos aprovados pela Sé Apostólica. 9.ed. São Paulo: Paulus, 2004, p.l3l.
2) Cf. SAO TOMAS DE AQUINO. Suma Teológica. I-II, q.7O, a.3.
3) SÃO TOMÁS DE AQUINO. Super loannem. CI, lect.4.
4) Cf. TUYA, OP, Manuel de. Biblia Comentada. Evangelios. Madrid: BAC, 1964, vV, p.972-973.
5) RICCIOTII, Giuseppe. Vita di Gesù Cristo. 14.ed. Città dei Vaticano: T Poliglotta Vaticana, 1941, p.307-308.
6) SÃO TOMÁS DE AQUINO. Super Ioannem. CI, lect.12.
7) SÃO JOÃO CRISÓSTOMO. Homilía XVI, n.2. In: Homilías sobre el Evangelio de San Juan (1-29). 2.ed. Madrid: Ciudad Nueva, 2001, v.1, p.205.
8) TUYA, op. cit., p.977.






Nenhum comentário: