-->

sábado, 19 de outubro de 2013

Evangelho XXX Domingo do Tempo Comum - Ano C - 2013

  Continuação dos comentários ao Evangelho 30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 2013
Sublime exemplo do Divino Mestre
Eis algumas razões pelas quais encontramos nas Escrituras Sagradas tantas vezes o incentivo à humildade. Como teria sido outra a História, se os fariseus tivessem ouvido e amado o convite do Divino Mestre: “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas” (Mt 11, 29). Se estivessem presentes no ato praticado por Jesus, por ocasião da Santa Ceia, e recolhessem no coração as palavras por Ele proferidas logo após: “Deivos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes” (Jo 13, 15-17), teriam ademais, a verdadeira paz de alma e inteira felicidade.
Voltemos agora, nossos olhos à parábola proposta pela liturgia de hoje.
A parábola do fariseu e do publicano
9 Disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos por se considerarem justos, e desprezavam os outros...
São interessantes as considerações feitas pelos comentaristas a propósito da presente parábola. Dentre elas se destaca a de Santo Agostinho que se relaciona com o versículo anterior: “Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?” (Lc 18, 8). A fé é a virtude de quem põe em Deus sua confiança, e não em si próprio. “A fé não é do soberbo, mas sim do humilde. Contra a soberba, [Jesus] põe a parábola sobre a humildade” 8, que vai dirigida àqueles que não agradam a Deus com suas orações devido à sua presunção. A estima desequilibrada dos próprios méritos vai contra a realidade, sobretudo, quando o orgulhoso se julga impecável. Em tese, pela graça de Deus e pela existência do livre arbítrio, poderia haver um homem sem pecado mas, à exceção feita do Filho do Homem e de sua Mãe Santíssima, não há outro, conforme o Salmista: “Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de Vós” (Sl 142, 2), ou melhor ainda, como afirma São João: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 Jo 1, 8) 9.
A parábola se destina aos que supervalorizam suas qualidades, julgando-se santos e até mesmo impecáveis, tratando os demais com desprezo. Trata-se de uma luva feita à medida para caber em mão farisaica, ou daqueles que podem ser classificados como seus discípulos, imbuídos, portanto, do mesmo espírito. Três são os vícios visados: confiança em si próprio, presunção de santidade e desprezo pelos outros; vícios esses, contrários às virtudes: fé, humildade e caridade.
10 Subiram dois homens ao templo a fazer oração: um era fariseu e o outro publicano.
Eis uma simples frase penetrada de substanciosos significados. À mesma hora e no mesmo empenho de rezar, sobem ao monte Moriah, onde se localiza o Templo, dois homens: um fariseu e um publicano. O primeiro já é conhecido. O segundo pertencia à classe por todos considerada como de pecadores, odiada por cobrar impostos a serviço dos romanos. Segundo o juízo humano, o fariseu é justo, cheio de virtude e piedoso, e certamente irá proferir uma excelente prece. O outro, pelo contrário, pecador tão desprezível, não conseguirá senão atrair sobre si o escândalo de todos e a cólera do próprio Deus.

Nenhum comentário: